21 09
Que tal incluir peixes no seu cardápio?

Por Marta Muniz (Nutricionista)

Meu nome é Marta Muniz, sou nutricionista convidada pela Komdelli para explicar importância da inclusão de pescados em nosso cardápio diário.

O consumo de peixes vem aumentando cada vez mais entre a população brasileira. E isso devido a sua associação com inúmeros benefícios para saúde.

É cada vez mais comum cientistas e pesquisadores destacarem a superioridade nutricional dos peixes, quando comparados a outros produtos de origem animal, especialmente por serem fonte de proteínas de alto valor biológico, fonte de vitaminas lipossolúveis, minerais como fósforo, ferro, cobre, cálcio, selênio e claro, não podemos deixar de citar o Ômega 3.

São vários os benefícios trazidos pelo consumo de peixes à saúde e bem estar do corpo:

- Ele está associado a menores níveis de colesterol ruim e ao aumento do colesterol bom, beneficiando diretamente a saúde do coração e reduzindo do risco de doenças cardiovaculares e outras doenças crônicas não transmissíveis.

- Os peixes oferecem proteínas de excelente valor biológico, ou seja, são proteínas completas e também de fácil digestão.

- Auxiliam na saúde óssea, fortalecem o sistema nervoso e ajudam no crescimento e bom estado da pele e das unhas.

- Quer emagrecer ou quer ganhar peso? Não importa, dentro da sua grande variedade temos peixes adequados para cada necessidade. Inclusive com valor calórico menor do que das carnes vermelhas.

Ainda assim, estimativas realizadas pelo Ministério da Pesca e Agricultura, apontam que o consumo brasileiro está baixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Instituições internacionais e nacionais como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, recomendam a ingestão de porções que variam de 75 a 112 g de peixes pelo menos duas vezes por semana.

A palavra chave é reeducação.

Uma proteína saudável, leve e saborosa……é tudo o que você precisa, não é mesmo?

Então que tal preparar um salmão assado com molho de alcaparras ou filés de tilápia grelhados e regados ao molho de maracujá para o jantar de hoje?

Compartilhe

Deixe seu comentário